quinta-feira, 9 de julho de 2020

É censura que chama?


Boa tarde,  Marcelo,

No dia 26 de junho, a empresa responsável por operar os nossos pagamentos suspendeu o contrato com a Brasil Paralelo.

A notícia nos pegou de surpresa.

Já sabíamos que militâncias virtuais pressionavam empresas parceiras de produtores de conteúdo, mas não esperávamos que isso pudesse de fato acontecer conosco.

Na notificação que recebemos, o motivo alegado não estava claro. A justificativa foi que a operadora não prestaria mais serviços para "conteúdos de cunho ideológico" e relativos a "temas sensíveis".

Somos uma empresa de educação, sem nenhum envolvimento com partidos políticos ou com o dinheiro público.

A proposta de valor da Brasil Paralelo é justamente esta: independência editorial para enriquecer o debate público, através do questionamento e do resgate de ideias que ecoaram ao longo dos séculos.

Nossa única fonte de receita vem das assinaturas voluntárias dos Membros.

Através desse investimento já foi possível produzir mais de 30 documentários gratuitos, dezenas de cursos e centenas de entrevistas exclusivas, entregando esse material para mais de 16 milhões de brasileiros interessados neste debate.

Talvez os "temas sociais sensíveis" sejam a própria natureza da educação, e o debate sobre eles a essência da democracia.


Assistir a tentativa de proibir ideias e pesquisas sob falsa acusação de fake news é um risco imenso para a inteligência da nossa sociedade.

Reforça a importância de combatermos os dogmas ideológicos e os mecanismos de censura que progressivamente ganham espaço no país.


Outro fato que chamou a nossa atenção foi o maior influenciador de público infantil do país, com 38 milhões de inscritos no seu canal de YouTube, ter aplaudido a medida e apoiado a tentativa de coibir o debate público.

Tudo isso gera preocupação com os rumos da liberdade de expressão. Entretanto, precisamos compreender em que etapa estamos dessa conversa.

No momento atual, como isso nos afeta?


1. Todos os membros da Brasil Paralelo podem ficar tranquilos. 

A operadora de pagamentos em questão é apenas uma prestadora de serviços.

Por enquanto, as nossas transações seguirão acontecendo pela mesma empresa. Serão poucos dias, só até migrarmos a nossa base de assinantes para um novo gateway de pagamentos.  

O processo está sendo feito de forma que não gere nenhum prejuízo aos membros assinantes ou à Brasil Paralelo.

Fique tranquilo, o processo de migração será 100% seguro e não deixaremos ninguém para trás.


Existem muitos concorrentes no mercado e a nossa equipe de tecnologia já está trabalhando na migração para uma nova empresa parceira.

Construir a aliança entre membros é a única forma de nos mantermos em contato, evoluirmos a nossa estrutura e garantirmos a nossa liberdade de expressão.

Outro ponto importante: como você sabe, a nossa plataforma de conteúdo (Plataforma de Membros da BPé desenvolvida e administrada internamentenão havendo nenhum risco de perda de acesso ou problema com sigilo de dados.

Nosso conteúdo não será afetado.


2. Só com mais independência eliminaremos esse tipo de risco.

Se a nossa área de conteúdos estivesse com a empresa terceirizada, o risco seria muito maior.

Desenvolver as próprias soluções e poder contar com independência é uma tarefa árdua e cara, mas importante. Enquanto as nossas relações ficarem nas redes sociais ou em plataforma de terceiros, corremos o risco de perder a nossa voz a qualquer momento.


É a sua assinatura, membro Marcelo, que fortalece a nossa iniciativa, financia a nossa tecnologia, o nosso conteúdo e a nossa capacidade de permanecer na internet, levando o nosso conteúdo para milhões de brasileiros.


Por isso pedimos que você repasse esse recado aos seus amigos que gostam da Brasil Paralelo mas que ainda não são membros.

A aliança entre membros é a única forma de nos mantermos em contato, evoluirmos a nossa estrutura e garantirmos a nossa liberdade de expressão.


Tentaram tirar a nossa única fonte de financiamento, a assinatura voluntária de todos os nossos membros.

Felizmente, nos estruturamos como uma empresa, e, por isso, nos preparamos para momentos de adversidade com serviços contratados.

Além disso, contamos com a melhor base de clientes possível: nossos maiores parceiros, os membros da Brasil Paralelo.

Não vai ser assim tão fácil nos parar.

Atenciosamente.
Equipe Brasil Paralelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário