quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Governar? Ou tentar fazer o que der?

Espero que o Natal de todos vocês tenha sido bom.

Espero que não tenha sido um natal com amigos defensores de ideais socialistas pregando discursos cristãos, o que deve ser algo bastante irritante para qualquer conservador.

E comentando sobre coisas irritantes, vamos imaginar uma situação bastante simples.

Uma mãe, decide que o filho de 6 anos não poderá beber refrigerante durante o almoço. Porém, o Pai, depois de alguns dias vendo seu filho sem refrigerante no almoço, decide intervir e muda a decisão da mãe.

O Sistema político brasileiro, a Constituição Federal, a Constituição dos Estados e Municípios, as forças que se alinharam dentro de todo o sistema judiciário, e de todos os ministérios, tudo isso, que podemos chamar de Sistema de governo do Brasil, é foda. Eles são foda.

Inúmeras decisões do Presidente da República podem ser questionadas por várias instituições, podem ser simplesmente revogadas, podem ser totalmente modificadas. Essa é a realidade. É fácil? não, não é. É correto?  Podemos questionar, mas é a lei vigente. É o sistema.

Alguém sabe exatamente como funciona todo esse sistema? Alguém pode dizer com todas as letras que sabe exatamente como esse regramento todo funciona? Exatamente onde algo pode mudar, o que pode acontecer, o que vai ser o resultado?  Não, esse sistema é muito, mas muito complexo, complexo demais para qualquer ser humano conseguir entender exatamente como as coisas caminham e qual o resultado final de alguma coisa. Espera-se sempre um resultado, mas nunca se tem nenhuma certeza, tudo acaba sendo aproximado e muitas vezes uma luta de tentativa e erro.

É bem estranho entender que o Brasil é assim né?  Claro que existem coisas pontuais que são muito mais diretas que a maioria das decisões. Mas a maior parte das coisas, vivem rodeadas de incertezas quando a propria existência, e ainda mais quanto aos seus resultados.

É por isso que no meu entendimento, político não pode jamais prmeter "coisas". Ele pode se comprometer em agir com determinado alinhamento de ideais, de idéias, de principios. E é isso que ele tem que fazer. Não é óbviamente o que a gente esta acostumado a ver, mas é o que deveria ser.

Dito tudo isso, fica fácil entender como é que muitos apoiadores do PR cairam de "posto" virando isentões e trairas.... As coisas são sim muito mais complexas do que muitos deles tentam pregar.

Vamos pensar bem em quem votar nas proximas eleições, eu não farei promessas de calçadas, praças, iluminação, muito menos cargo ou salário ou subsidio pra categoria alguma.

Quanto menos o Município atrapalhar o cidadão, mais o cidadão verá o quanto o Estado de SC e o Gov Brasil o atrapalha. É uma chance única de abrir os olhos dos moradores dessa cidade.

Vamos junto nessa?

Forte abraço e um ótimo final de ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário