segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Pra que servem as Escolas?

Agora a pouco, um amigo comparilhou um link interessante:
https://exame.abril.com.br/mundo/fechamento-de-jornais-cria-desertos-de-noticias-locais-nos-eua-diz-estudo/

O Tal estudo que gerou a matéria acima, comenta que o fechamento dos jornais está criando um deserto de informações locais.. Isso claro, em cidades pequenas, mas em grandes cidades também, as pequenas notícias não existem mais.

Por isso eu perguntei no título: Pra que servem as escolas?

Meu post anterior foi bem mais ou meno ssobre BlockChain...

As duas coisas podem ser implementadas nas escolas, e digo até que deveriam. Onde tiver uma escola de primário, deveria ter um jornalzinho da escola. As crianças aprendem a escrever, a ler, a contar histórias, relatar as coisas com coerência, a respeitar e interpretar as coisas para mostrar os fatos sem distorções...

Além de fazerem o jornal da escola, tem que colocar ele na internet, o que exigirá da escola ter uma infra-estrutura da computadores, que deveria atender a comunidade onde está essa escola, na medida da carência dessa comunidade.

No mínimo uma pequena sala de computadores para acesso público essas escolas deveriam ter, Imagina o custo de colocar uma biblioteca pública em qualquer lugar que seja, agora imagina o custo de um computador ligado a internet, para servir para acessar informações, registrar documentos, realizar outras transações necessárias para a vida do cidadão.

Pra mim e pra você, é fácil, a gente pega o telefone e tem os dados do mundo, na palma da mão, mas a maioria das pessoas não tem isso não.

Essas escolas, dependendo da localização e tamanho, podem hospedar centros de computadores que podem fazer parte da rede de BC gov.br , que iria autenticar todo e qualquer tipo de documento nacional. Não seria genial? Mas pra isso precisa integrar todo mundo falando a mesma língua, todos os estados e municípios tem que chamar as mesmas coisas pelos memos nomes, é o primeiro passo.

Bom, As escolas, inclui aí as Universidades, poderiam servir pra um monte de coisas tão legais quando aprender o que ...

Bom, parece que hoje nossas escolas não estão funcionando direito né? O Sistema é foda.

Hoje pela manhã, visitei o site do Bolsonaro(https://www.bolsonaro.com.br/), e lá tinha um caixinha pra enviar uma msg pra ele, escrevi de cabeça:

"
As Escolas e Universidades poderiam realizar um trabalho de educação em várias áreas usando como base o jornalismo, editando jornais locais. Explico; Com a internet, muitos pequenos jornais estão fechando, pq é caro fazer jornal, então as escolas, poderiam investir em educar através do jornalismo, criando jornais locais a partir das escolas. Nas escolas os alunos passariam a ser os investigadores das comunidades, desde o local onde moram até a escola, eles trariam as notícias e editariam os jornais, que poderiam ser transmitidos até as comunidades em impressões simples para a parcela mais simples da população que não tenha internet para receber notícias, e essas escolas devem publicar esses jornais em sites da propria escola, dando também um retorno a sociedade do que é feito dentro da propria escola.  Poderiam ter seções por ano escolar no jornal, com relatos de crianças, adolescentes e jovens, mostrando o que eles estão considerando importante nas cuas comunidades e como eles estão vendo o mundo.  Além disso, essas escolas e principalmente as universidades podem ser grandes centros de TI(informática e tecnologia da informação), que poderiam basear uma rede gov.br de blockchain, que faria a certificação de toda e qualquer documentação nacional, sem custo adicional, sem intermediários, acabando com a máfia dos cartórios, e integrando a população diretamente ao sistema. Esses centros de TI seriam a porta de entrada para boa parte da População de comunidades carentes que estão mais longe dos grandes centros e por vezes tem difícil acesso a informação, mas podem ter com uma Infra Estrutura de TI forte, essas informação e facilidades nas escolas, pode ajudar tanto as escolas quanto as comunidades ao redor delas.

Acho que é isso, Forte abraço, E juntos somos mais Fortes!!
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário