terça-feira, 14 de agosto de 2018

O Sistema Eleitoral Brasileiro;

O Sistema Eleitoral brasileiro foi montado por quem? Quem foi que decidiu que as coisas devem ser como são?

Respondidas essas duas perguntas, fica fácil entender como nossos políticos conseguem se perpetuar tão facilmente em cargos eletivos.

Portanto, é PRECISO corrigir rapidamente esse sistema Eleitoral.

Situação típica no Brasil, e que eu considero lastimável:

- Vereador abandonar um mandato para se candidatar a Deputado Estadual.

As eleições no Brasil são realizadas em anos pares, a exemplo da eleição de presidente, governadores, deputados e senadores em 2014 e da eleição de prefeitos e vereadores em 2016. Os mandatos de vereadores, prefeitos, deputados estaduais, federais, governadores e do presidente da República duram quatro anos; o dos senadores duram oito anos.

2012 - PREFEITOS E VEREADORES 
2014- PRESIDENTE, DEPUTADOS E SENADORES.
2016 - PREFEITOS E VEREADORES 
2018 - PRESIDENTE, DEPUTADOS E SENADORES.
2020 - PREFEITOS E VEREADORES 

Você consegue entender a minha tristeza ao ver nas eleições de 2018, um prefeito ou vereador, que foi escolhido pelo voto do povo, abandonando o seu compromisso para disputar outra eleição em uma "esfera superior"?  Eu acho que ao ser eleito, a pessoa está assumindo um compromisso, que DEVE SER CUMPRIDO integralmente, e deveria ser sob pena de perda de direitos políticos.

Como confiar em alguém que assumiu um compromisso de 4 anos e na metade do mandato abandona o cargo para tentar ocupar uma cadeira em outra esfera?

1- Ocupante de cargo eletivo, deveria ser proibido de participar de eleições.
2- Só pode participar quem não esteve em nenhum cargo eletivo em toda a sua vida, ou cumpriu integralmente todo o mandato que tenha conquistado anteriormente.

Pergunto: Você contrata um pedreiro para construir uma casa para vocês, ele atrasa, e não entrega. Você vai contratar esse mesmo pedreiro de novo?

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário